E se os cursos EaD tiverem nota 3 no Enade mas os Concluintes tiverem nota 2?

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Nota 2 Nota 3

Autores: Alexandre Nicolini (Ciência e Ação), Reinaldo Viana (UNIRIO)

No EnadeDrops anterior, iniciamos uma discussão envolvendo o desempenho dos cursos presenciais (PSN) e dos cursos a distância (EaD) no Enade. Concentramos nossa atenção no fator renda familiar, que tem se destacado como uma boa variável para explicar o desempenho dos Concluintes, independente da modalidade de ensino. Você resgata essa discussão no link abaixo. Confira:

No microartigo dessa quarta, colocamos em destaque a distribuição dos conceitos Enade em faixas. Segundo o Inep, a nota de cada curso no Enade é calculada como um valor contínuo. Em seguida cada nota contínua é transformada numa escala de 1 a 5, sendo que 1 corresponde ao resultado mais baixo e 5, o melhor resultado. Além disso, o Inep adota a faixa 3 como critério mínimo de qualidade. Em termos práticos, as faixas distribuem os cursos em relação à média Brasil. A tabela 1 a seguir contém os intervalos referentes a cada faixa:

Tabela 1 – Correspondência entre faixa Enade e valor contínuo (NCj  representa a nota do concluinte na unidade de observação j )

Fonte: Inep

Nosso ponto de partida foi explorar a distribuição dos cursos sob a ótica das faixas Enade no contexto das modalidades de oferta. Tomemos como base o exame de 2015. Perceba pela figura 1 a seguir que, das mais de 7 mil graduações avaliadas, 353 são pertencentes à modalidade EaD, o que representa 4% dos cursos. A distribuição do desempenho se aproxima da distribuição normal, tanto na modalidade EAD quanto na presencial: um comportamento esperado, dada a metodologia de cálculo do Enade.

 Cursos participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial
Figura 1: Cursos participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Agora observe na Figura 2 abaixo o comportamento dos cursos de Administração, sob as mesmas condições da análise anterior. Perceba que a distribuição dos cursos possui o mesmo comportamento no contexto das faixas Enade.

Cursos de Administração participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial
Figura 2: Cursos de Administração participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Será que somente esses dados são suficientes para inferirmos que o desempenho dos Concluintes foi semelhante, levando em consideração as modalidades de ensino Ead e presencial?  Para ajudar a investigar essa questão, mapeamos a distribuição do número de Concluintes no contexto das faixas de curso. Observe a seguir na figura 3, que corresponde aos cursos de Administração.

Concluintes de Administração participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial
Figura 3: Concluintes de Administração participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Perceba que mais de 85% dos Concluintes de Administração Ead estavam em cursos com notas 1 ou 2, ou seja, abaixo do critério mínimo de qualidade. No caso dos cursos presenciais, aproximadamente 34%.

Outro curso que chamou atenção foi o de Ciências Contábeis. Observe na figura 4 a distribuição dos cursos no contexto das faixas Enade.

Cursos de Ciências Contábeis participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial
Figura 4: Cursos de Ciências Contábeis participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Note que não houve curso EaD com nota 1 ou 5 no Enade. No entanto, a distribuição mostra que 14 cursos ficaram com nota 2 e 15 com nota maior ou igual a 3 no Enade. 

Para finalizar, usando a mesma linha de raciocínio, observe na figura 5 a distribuição dos Concluintes de Ciências Contábeis no contexto das faixas de curso.

Concluintes de Ciências Contábeis participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial
Figura 5: Concluintes de Ciências Contábeis participantes do Enade 2015 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Perceba que mais de 89% dos Concluintes de Ciências Contábeis Ead estavam em cursos com nota 2, ou seja, abaixo do critério mínimo de qualidade. No caso dos cursos presenciais, aproximadamente 34% dos Concluintes distribuídos em cursos com notas 1 até 2.

Essa edição do EnadeDrops vai caminhando para o final trazendo novas reflexões a respeito das modalidades de ensino Ead e presencial. Quando focalizamos a distribuição dos cursos por faixa Enade, parece que a modalidade EaD tem um desempenho muito semelhante ao PRS. No entanto, basta levarmos em consideração o número de participantes no Exame para percebermos que obviamente os estudantes de EaD estão majoritariamente matriculados em IES que não primam pela qualidade. Ou seja, é necessário prestar atenção também na localização dos Concluintes desses cursos – e nos darmos conta de que há muito o que se aprender em relação às modalidades de ensino e seus respectivos resultados.

E não se esqueça: curta, compartilhe e distribua para seus pares e sua equipe, não importa se você é dirigente, coordenador ou professor! Até a próxima quarta-feira com um novo EnadeDrops!

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