Se o curso de Pedagogia fosse uma família, ela seria rica ou pobre?

Last modified date

Autores: Alexandre Nicolini (Ciência e Ação), Reinaldo Viana (UNIRIO)

Na última edição do EnadeDrops, investigamos o comportamento das variáveis escolaridade dos pais e renda familiar dos concluintes dos cursos de Direito, avaliados em 2015. Nossa meta era explorar o perfil dos estudantes dos cursos de excelência: notas 4 e 5 no exame. Constatamos que um percentual significativo destes estudantes são oriundos de famílias com poder aquisitivo acima de seis salários mínimos e de pais com ensino superior ou mesmo ensino médio. E quanto aos cursos de Pedagogia avaliados em 2017?

Nessa edição, além das tradicionais variáveis relacionadas à escolaridade do pai e à renda familiar, trabalhamos mapeando o tipo de escola na qual o concluinte cursou o Ensino Médio. Começamos nossa análise a partir da distribuição dos conceitos por Faixa Enade, conforme figura 1 a seguir:

Figura 1: Pedagogia 2017 Faixa Enade

Note que o número de cursos com nota 2 corresponde a 15% mais que a quantidade de cursos com nota 4. Isso também ocorre ao compararmos o número de concluintes participantes do exame nessas faixas. Além disso, perceba que a quantidade de cursos com nota 5 é superior aos com nota 1. Em relação ao número de concluintes, os cursos de excelência possuem quantitativo 65% maior quando comparados aos mais deficitários.

Para o estudo das três variáveis, optamos por incluir todas as faixas Enade. Nossa análise partirá dos cursos nota 5, em seguida os que estão na faixa 4 e assim sucessivamente.

Agora perceba na figura 2 a seguir o comportamento das variáveis referentes à escolaridade do pai, renda familiar e tipo de escola referente ao ensino médio dos concluintes de Pedagogia com faixa Enade 5:

Figura 2: Pedagogia 2017 – Concluintes de cursos com Faixa Enade 5 – Escolaridade do Pai, Renda Familiar e Tipo de escola do Ensino Médio

Nos cursos mais destacados sob o ponto de vista de excelência (Faixa Enade 5), diferente do que foi constatado nas edições anteriores do EnadeDrops (Administração e Direito), prevalecem:

– Pais com baixa escolaridade: 41% possuem até o ensino fundamental completo. Pais com ensino superior ou mesmo pós graduação estão representados em somente 14% das famílias.

– Renda familiar até três salários mínimos em 58% das famílias.

– Concluintes (72%) cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Agora perceba na figura 3 a seguir o comportamento das mesmas variáveis, no entanto levando em consideração os concluintes de Pedagogia com faixa Enade 4.

Figura 3: Pedagogia 2017 – Concluintes de cursos com Faixa Enade 4– Escolaridade do Pai, Renda Familiar e Tipo de escola do Ensino Médio

É possível observar:

– Pais com baixa escolaridade: 49% possuem até o ensino fundamental completo. Pais com ensino superior ou mesmo pós graduação estão representados em somente 10% das famílias.

– Renda familiar até três salários mínimos em 59% das famílias.

– Concluintes (78%) cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Note agora na figura 4 a seguir o comportamento das variáveis, no entanto levando em consideração os concluintes de Pedagogia com faixa Enade 3:

Figura 4: Pedagogia 2017 – Concluintes de cursos com Faixa Enade 3– Escolaridade do Pai, Renda Familiar e Tipo de escola do Ensino Médio

Nos cursos nota 3 é possível observar:

– Pais com baixa escolaridade: 65% possuem até o ensino fundamental completo. Pais com ensino superior ou mesmo pós graduação estão representados em somente 8% das famílias.

– Renda familiar até três salários mínimos em 47% das famílias.

– Concluintes (86%) cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Observe na figura 5 a seguir o comportamento das variáveis, envolvendo os concluintes de Pedagogia com faixa Enade 2.

Figura 5: Pedagogia 2017 – Concluintes de cursos com Faixa Enade 2– Escolaridade do Pai, Renda Familiar e Tipo de escola do Ensino Médio

Nos cursos nota 2 é possível observar:

– Pais com baixa escolaridade: 67% possuem até o ensino fundamental completo. Pais com ensino superior ou mesmo pós graduação estão representados em somente 6% das famílias.

– Renda familiar até três salários mínimos em 75% das famílias.

– Concluintes (90%) cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Finalmente, observe na figura 6 a seguir o comportamento das variáveis, envolvendo os concluintes de Pedagogia com faixa Enade 1.

Figura 6: Pedagogia 2017 – Concluintes de cursos com Faixa Enade 1– Escolaridade do Pai, Renda Familiar e Tipo de escola do Ensino Médio

Nos cursos nota 1 é possível observar:

– Pais com baixa escolaridade: 76% possuem até o ensino fundamental completo. Pais com ensino superior ou mesmo pós graduação estão representados em somente 5% das famílias.

– Renda familiar até três salários mínimos em 87% das famílias.

– Concluintes (90%) cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Para finalizar esta edição do EnadeDrops, percebemos que, diferente do perfil dos egressos de Administração e Direito, nos cursos de Pedagogia considerados de excelência há forte concentração de estudantes de origem mais humilde se formando nas melhores IES. Notamos também que a escolaridade dos pais está concentrada em categorias muito baixas na comparação com os estudantes de Administração e Direito.  Além disso, a maior parte dos concluintes de Pedagogia estudou todo o ensino médio em escolas públicas. Até a próxima edição!

Share