Os Objetos de Conhecimentos são preponderantes para analisar o desempenho no Enade ou há “mais coisas entre o céu e a terra” do que nossa vã Pedagogia?

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Autores: Alexandre Nicolini (Ciência e Ação), Reinaldo Viana (UNIRIO)

Na última edição do EnadeDrops, exploramos as variáveis escolaridade dos pais, renda familiar e tipo de escola referente ao ensino médio dos concluintes dos cursos de Pedagogia avaliados na edição de 2017. Percebemos forte concentração de discentes de origem humilde, ao serem comparados aos concluintes dos cursos de Direito e Administração, investigados em edições anteriores do EnadeDrops.

Na edição dessa semana, optamos por investigar o processo relacionado à construção da prova do Enade. A prova de Formação Específica (FE) é baseada nas diretrizes de prova para cada área a ser avaliada. A de Formação Geral (FG), em conteúdos comuns aos cursos.

De acordo com o MEC, além dos itens citados, são consideradas as diretrizes curriculares dos cursos, o catálogo nacional dos cursos superiores de tecnologia, além de documentos de legislação oficial (legislação de órgãos profissionais, por exemplo).  Assim, as diretrizes de prova abrangem três elementos que merecem destaque: (1) o Perfil profissional do egresso; (2) as competências e habilidades (Recursos) esperadas que o egresso tenha desenvolvido durante o curso, e; (3) os conteúdos curriculares, denominados Objetos de Conhecimento.

Os elementos citados estão relacionados da seguinte forma: cada item (Questão) de prova está associado a uma característica de Perfil, a um Recurso e a até três Objetos de Conhecimento. O quadro apresentado a seguir, retirado do Relatório do curso de Medicina 2016, detalha os elementos citados:

Figura 1: Perfil, Recursos e Objetos de Conhecimento (Fonte: Relatório do curso de Medicina 2016)

O MEC disponibiliza informação referente ao cruzamento envolvendo perfil, recursos e objetos de conhecimento para cada item (Questão) de prova. No caso da prova de FG, tais dados podem ser encontrados no Relatório Síntese de Formação Geral. No caso da prova de FE, em cada Relatório Síntese de Área.

Nessa edição daremos foco à prova de FG, edição de 2016. A matriz resultante do cruzamento ora apresentado está parcialmente exibida na figura 2 a seguir. A matriz completa está presente no anexo IV Concepção e Elaboração das Provas Enade, publicado no Relatório Síntese de Formação Geral 2016.

Figura 2: Matriz parcial – Prova Formação Geral 2016 (Fonte: Relatório Síntese de Formação Geral 2016)

Com base na matriz completa da prova de Formação Geral, é possível saber quantas e quais questões estão relacionadas a cada Objeto de Conhecimento. Tal informação está presente na figura 3 a seguir:

Figura 3: Número de questões por Objeto de Conhecimento (Fonte: Prova de Formação Geral Enade 2016)

Note que o objeto de conhecimento “Ética, democracia e cidadania” esteve presente em quatro questões da prova de FG. Da mesma forma, o objeto sobre sociodiversidade e multiculturalismo.

A essa altura vamos arriscar inferir que o leitor está curioso em conhecer o Desempenho dos concluintes da sua IES por Objeto de Conhecimento. Entendemos que essa informação é de extrema importância para apoiar processos de revisão do projeto pedagógico no que tange à oferta de determinados conteúdos de Formação Geral nas graduações em questão.

Precisamos lembrar que as conclusões a respeito de performance nas provas do Enade são relativas ao desempenho Brasil. Assim, é necessário escolher um curso e calcular o percentual de acertos Brasil. Por exemplo, a figura 4 a seguir mostra o desempenho Brasil do curso de Medicina, em cada objeto de conhecimento presente na prova de Formação Geral:

Figura 4: Desempenho Brasil Medicina – Formação Geral – Enade 2016

De forma semelhante ao cálculo do Desempenho Brasil apresentado acima,  o mesmo procedimento pode ser utilizado, no entanto envolvendo somente os Concluintes do curso em questão.  A figura 5 a seguir apresenta o desempenho de um curso de Medicina participante do Enade 2016:

Figura 5: Desempenho de um curso de Medicina – Formação Geral – Enade 2016

Perceba na figura 5 que três valores da coluna IES estão marcados em vermelho. Servem para chamar atenção pois o desempenho dos concluintes do curso em questão foi menor que o desempenho Brasil. Nos demais, desempenho igual ou maior que a média nacional.

Esses dados formam os conhecimentos essenciais para um curso entender onde está indo bem, onde está indo mal e quais são as fragilidades do processo de aprendizagem a atentar. É com base nesse diagnóstico que será formulado um plano de ação para as necessárias correções no Projeto Pedagógico de Curso, nos processos de ensino-aprendizagem e na montagem de um sistema de avaliação capaz de identificar as fragilidades antes do Enade demonstrá-las.

Finalizando esta edição do EnadeDrops, vimos que cada questão está associada a um trio de itens: perfil, recurso e objeto(s) de conhecimento(s). O conhecimento da performance dos concluintes de cada graduação da IES, sob a perspectiva dos objetos de conhecimento, certamente nos fornece pistas para que possamos buscar uma visão pedagogicamente mais integrada que a tradicional análise do desempenho por cada questão, equivocadamente ainda adotada por muitas IES.

Até a próxima edição!

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