O desempenho dos Concluintes de Ciências Sociais e áreas afins evoluiu ou involuiu ao longo das edições do Enade?

Last modified date

Autores: Alexandre Nicolini (Ciência e Ação), Reinaldo Viana (UNIRIO)

Na última edição do EnadeDrops, investigamos o desempenho dos cursos avaliados em 2016, sob a perspectiva da Formação Geral (FG), relacionando o perfil do egresso, os recursos, os objetos de conhecimento e as questões da prova. Percebemos que, de um modo geral,  os estudantes do Bacharelado chegam melhor preparados do que os estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia.

A temática dessa semana surgiu a partir do questionamento de um dos nossos seguidores: qual é o desempenho dos cursos ao longo dos diversos ciclos avaliativos?

Devemos lembrar ao leitor que o Enade existe desde 2004 e há dez dias aconteceu a décima quarta edição do exame. Para responder ao questionamento anterior, estudamos as (dezenas de) planilhas divulgadas pelo Inep, com os resultados do exame. Nossa análise levou em consideração as edições de 2004 a 2016. Estamos interessados em conhecer o desempenho das graduações durante esse período. Para desenvolver esse raciocínio, dividimos os cursos em ciclos:

  • Ciências Sociais aplicadas e áreas afins, edições 2006, 2009, 2012 e 2015;
  • Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e áreas afins, edições 2005, 2008, 2011 e 2014, e;
  • Ciências Agrárias, Saúde e áreas afins, edições 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016

Na edição dessa semana, nosso foco está concentrado no primeiro grupo – Ciências Sociais aplicadas e áreas afins. Os demais serão assuntos para outras edições do EnadeDrops.

Por razões de espaço, não exploraremos os resultados de todas as graduações. Adotamos como critério considerar cursos avaliados em todas as edições dentro do grupo escolhido. Assim, com base nas tabelas disponibilizadas pelo Inep, calculamos o desempenho dos cursos, obtendo dois indicadores, conforme a seguir:

  • Média FG (Média Brasil na prova de Formação Geral da graduação avaliada)
  • Média FE (Média Brasil na prova de Formação Específica da graduação avaliada).

A tabela 1 a seguir mostra exemplos de cursos do grupo de Ciências Sociais, avaliados desde o início do Enade.

Histórico de Desempenho – grupo de Ciências Sociais

Perceba que em relação à prova de FG, o curso de Direito tem se destacado com o melhor desempenho entre os cursos avaliados. Vale ressaltar que em cada ciclo todos os concluintes realizaram a mesma prova de FG. É interessante notar também que entre as edições 2012 e 2015 todos os cursos melhoraram o desempenho em pelo menos 10 pontos, o que pode ser explicado pelo índice de facilidade das questões de FG – ao menos para os estudantes de administração, o índice de facilidade aumentou coincidentemente os mesmos 10% de 2012 para 2015.

Em relação à prova de FE, alguns pontos merecem destaque:

  • Entre 2006 e 2009, destaque aos cursos de Direito e Turismo, com aumento na média nacional em 9 pontos e 10 pontos, respectivamente.
  • Entre 2009 e 2012, houve melhora no desempenho em somente dois cursos: Ciências Contábeis e Secretariado Executivo. 
  • Entre 2012 e 2015, todos os cursos apresentaram melhora no desempenho. Destaque ao curso de Turismo, tendo aumentado mais de 10 pontos.

Mas antes de tirar conclusões precipitadas, note que a melhora de Direito e Turismo foi episódica na série histórica. As melhoras de Ciências Contábeis e Secretariado tampouco poderiam ser chamadas de consistentes, e o incremento de desempenho de todos os cursos em 2015 pode ser colocada sob judice pelas Matrizes de Referência serem feitas por Comissões de Referência diferentes. O que vale ressaltar é que em todas as edições o desempenho dos cursos mostrados acima na prova de Formação Geral foi maior que na de Formação Específica.

Para finalizar nossa análise, adicionamos quatro cursos tecnólogos, avaliados entre 2009 e 2015, conforme a tabela 2 a seguir.

Histórico de Desempenho -Tecnólogos Ciências Sociais

Perceba que em relação à prova de FG, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais tem se destacado com o melhor desempenho entre os cursos avaliados. Exceção apenas na edição de 2015, visto que ficou praticamente empatado com o curso de Tecnologia em Marketing. De forma semelhante aos cursos mostrados na  tabela 1, entre as edições 2012 e 2015 tecnólogos melhoraram o desempenho em pelo menos 10 pontos.

Em relação à prova de FE:

  • Entre 2009 e 2012, somente um curso apresentou melhora no desempenho: Tecnologia em Processos Gerenciais. 
  • Entre 2012 e 2015, todos os cursos apresentaram melhora no desempenho. Destaque ao curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, tendo aumentado mais de 10 pontos;

Estamos finalizando mais uma edição do EnadeDrops, realçando nossa preocupação com análises e comparações apressadas ao enfocarmos o desempenho das Ciências Sociais aplicadas e áreas afins com base em informações extraídas das edições 2006, 2009, 2012 e 2015 do Enade. Quando passamos a analisar o desempenho de FG e FE dos cursos ao longo dos ciclos avaliativos, não podemos comparar laranjas com bananas, mas sim debatermos critérios para tornar as provas comparáveis. Você tem alguma sugestão de método para criarmos esta comparabilidade? Escreva para nós!

Até a próxima edição!

Share