O desempenho de Ciências Biológicas, Exatas, Linguística, Letras e áreas afins (in)voluiu ou Evoluiu? Ou essa ciência não é tão exata assim?

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Autores: Alexandre Nicolini (Ciência e Ação), Reinaldo Viana (UNIRIO)

No EnadeDrops anterior, investigamos o desempenho das graduações pertencentes às Ciências Agrárias, Saúde e áreas afins, avaliadas nas edições 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016 do Enade. O curso de Medicina foi destaque, dado que os concluintes desse curso tradicionalmente apresentaram desempenho acima da média no componente de formação geral ao longo das edições.

Na edição dessa semana nosso alvo está nas graduações do grupo de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e áreas afins, participantes das edições de 2005, 2008, 2011, 2014 e 2017. Estamos fechando, em três edições do EnadeDrops , uma série de rápidas análises, contemplando os três ciclos avaliativos do Enade.

Semelhantemente ao ocorrido das duas edições anteriores, um grande desafio: planilhas sem uniformidade em relação à denominação de alguns cursos. Para exemplificar, o curso de Ciência da Computação aparece com as seguintes descrições: “COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA” e “COMPUTAÇÃO (CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) E COMPUTAÇÃO BACHARELADO”. Foi necessário consolidar a nomenclatura para construir a série histórica.

Na mesma linha de trabalho, pegamos exemplos de graduações avaliadas em todas as edições dentro do grupo e estamos analisando o desempenho dos cursos nas duas provas:

  • Média FG (Média Brasil na prova de Formação Geral da graduação avaliada)
  • Média FE (Média Brasil na prova de Formação Específica da graduação avaliada).

A tabela 1 a seguir mostra exemplos de cursos do grupo das Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e áreas afins:

 

Note que o curso de Engenharia de Computação, em relação ao componente de FG, manteve-se acima dos outros cursos em todos os ciclos avaliativos. Mas é interessante lembrar que no componente de FG o curso de Medicina, investigado na edição anterior do ENADEDRops, em geral está afastado das outras graduações em cerca de 14 pontos, diferença que o curso de Engenharia de Computação não consegue comemorar ao longo das diversas edições do exame.

Também é importante reparar que o curso de Pedagogia consegue sempre os menores conceitos em FG – ainda que o curso de sistemas de informação tenha sido um forte concorrente – o que coloca em xeque a formação dos professores dos nossos futuros ingressantes.

Em relação à prova de FE, perceba que:

  • Entre 2005 e 2008, houve decréscimo na média nacional nos seguintes cursos:  Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.
  • Entre 2008 e 2011, houve melhora no desempenho somente no curso de Engenharia Civil.
  • Entre 2011 e 2014, os cursos que apresentaram decréscimo no desempenho foram: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Pedagogia.
  • Entre 2014 e 2017, os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Pedagogia apresentaram decréscimo no desempenho.

Para finalizar, adicionamos três cursos tecnólogos, avaliados entre 2008 e 2017, conforme a tabela 2 a seguir.

Em relação à prova de FG, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o de Gestão da Produção Industrial têm se destacado com o melhor desempenho. Entre as edições 2014 e 2017 os tecnólogos pioraram o desempenho em cerca de 5 pontos.

Em relação à prova de FE:

  • Entre 2008 e 2011 o desempenho dos cursos manteve-se estável. o curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial apresentou pequeno aumento no desempenho em cerca de 0,5 ponto.
  • Entre 2011 e 2014, destaque ao curso de Redes de Computadores, com aumento no desempenho em 4,9 pontos.
  • Entre 2014 e 2017, o curso de Rede de Computadores apresentou queda no desempenho em 9,5 pontos.

Finalizando a vigésima edição do EnadeDrops lembrando que os nossos leitores – ao longo das edições 18, 19 e 20 – tiveram acesso a uma série histórica de graduações avaliadas nas edições do Enade desde a criação do exame. Ela é incompleta ainda porque nossa análise foi focada no desempenho dos cursos nas provas de formação geral e de formação específica, mas ainda não temos um critério de comparabilidade das edições. Estaremos investindo nosso tempo nessa árdua tarefa a partir de agora. 

Assim como vocês, saímos de férias para um merecido descanso. Trocaremos a análise das planilhas com microdados do Enade pela observação do movimento das ondas da praia, recuperando as baterias para tornarmos a escrever no dia 23 de janeiro.  Feliz Natal e Conceitos Prósperos no Ano Novo! Até a próxima edição!

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