O Inep copiou nossas análises ou elas eram tão evidentes assim?

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Enade

Autores: Alexandre Nicolini (Ciência e Ação), Reinaldo Viana (UNIRIO)

No EnadeDrops anterior, abordamos o desempenho dos cursos presenciais (PSN) e dos cursos a distância (EaD) no Enade, levando em consideração a faixa de conceitos Enade (1,2,3,4,5) sob duas perspectivas: a tradicional distribuição de cursos e, adicionalmente, a distribuição dos Concluintes. No segundo caso, dois cursos – Administração e Ciências Contábeis – chamaram atenção, em virtude de que mais de 80% dos Concluintes EaD estão inscritos em graduações com notas 1 ou 2 no Enade.

No microartigo dessa quarta, colocamos em destaque a continuidade dessa análise, com foco nas edições 2016 e 2017.  Nas figuras 1 e 2 a seguir você observa os cursos participantes do Enade 2016 e 2017, respectivamente:

Figura 1: Cursos participantes do Enade 2016 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Perceba que na área da saúde, somente 1% dos cursos pertencem à modalidade EaD. No entanto, a maior parte desses cursos ficou enquadrada nas faixas 1 ou 2, estando abaixo do critério mínimo de qualidade estabelecido pelo MEC.

Figura 2: Cursos participantes do Enade 2017 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Já na área de engenharias e licenciaturas, 5% dos cursos pertencem à modalidade EaD. Para esses cursos, que foram avaliados em 2017, as faixas 2 e 3 ficaram praticamente empatadas.  No entanto, a quantidade de cursos nota 1 foi quase o triplo dos cursos nota 5.

Nas tabelas 1 e 2 a seguir você observa o percentual de cursos ofertados sob a modalidade EaD, edições 2016 e 2017 respectivamente.

Tabela 1: Percentual de cursos ofertados sob a modalidade EaD, edição 2016
Tabela 2: Percentual de cursos ofertados sob a modalidade EaD (somente os cursos com percentuais maiores ou iguais a 10%), edição 2017

Merecem destaque as licenciaturas, visto que são a maior parte entre as graduações EaD avaliadas em 2017.

Passamos a analisar a distribuição dos Concluintes por faixa Enade. Por questões de espaço, tomamos como exemplo o curso de Serviço Social, avaliado em 2016, e o curso de Pedagogia, avaliado em 2017. O curso de Serviço Social está representado nas figuras 3 e 4. O de Pedagogia, nas figuras 5 e 6:

Figura 3: Cursos de Serviço Social participantes do Enade 2016 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial\

Note que não houve curso de Serviço Social, ofertado sob a modalidade EaD, enquadrado nas faixas 4 ou 5. Por outro lado, no caso do presencial, 31% dos cursos ficaram nas referidas faixas.

Figura 4: Concluintes de Serviço Social, participantes do Enade 2016 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Já em relação aos Concluintes distribuídos por faixa Enade, nos cursos de Serviço Social ofertados sob a modalidade EaD, cerca de 97% deles ficaram estavam matriculados em cursos com faixa 1 ou 2 no Enade, enquanto que nos cursos presenciais o percentual foi 28%.

Figura 5: Concluintes de Pedagogia, participantes do Enade 2017 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Nos cursos de Pedagogia, o quantitativo de cursos EaD com nota 2 foi praticamente igual aos com nota 3. No caso dos enquadrados nas faixas 1 ou 5, empate técnico.

Figura 6: Cursos de Pedagogia participantes do Enade 2017 e distribuição dos resultados (Enade Faixa) de 1 a 5 – Ead e Presencial

Ao analisarmos os Concluintes distribuídos por faixa Enade nos cursos de Pedagogia ofertados sob a modalidade EaD, cerca de 61% deles ficaram estavam matriculados em cursos com faixa 1 ou 2 no Enade, enquanto que nos cursos presenciais o percentual foi 28%.

Essa edição do EnadeDrops vai caminhando para fechar um ciclo de reflexões comparando as modalidades de ensino Ead e presencial. Percebemos que ao analisar a distribuição dos cursos por faixa Enade, parece que a modalidade EaD tem um desempenho muito semelhante ao PRS. Fizemos essa constatação usando dados das edições 2015, 1016 e 2017. Ao levarmos em consideração o número de participantes, constatamos que os estudantes de EaD, em sua maioria,  pertence a cursos com resultado Enade abaixo do critério mínimo de qualidade adotado pelo MEC. De fato, há muito trabalho pela frente uma vez que o EaD veio para ficar e está crescendo de maneira considerável.

E não se esqueça: curta, compartilhe e distribua para seus pares e sua equipe, não importa se você é dirigente, coordenador ou professor! Até a próxima quarta-feira com um novo EnadeDrops.

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